español     français     english     português
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propostas, histórias
para uma cidadania mundial

buscar

...

Ao redor do mundo, indivíduos, movimentos sociais e comunidades inventam ou reinventam, em seus territórios, estilos de vida economicamente e socialmente mais justos e mais respeitosos do meio ambiente.

Eles implementam novas maneiras de pensar e de fazer que questionam os modelos estabelecidos.

Eles propoem e esboçam novas ideias para enfrentar os grandes desafios globais.

Porque a troca de experiências, a construção de referências e proposições comuns são indispensaveis ao desevolvimento de uma cidadania mundial e à intensificação das ações locais.

DPH propoe mais de 7 000 fichas sobre initiativas exemplares, inovadoras, analises para serem compartilhadas – em quatro idiomas e provinientes de todos os continentes.

Últimos dossiês

... Os movimentos camponeses na América Latina

O processo de globalização que integrou a produção e economia mundial numa escala sem precedentes, não poupando nenhum domínio da atividade humana, não se produziu sem resistências, sem encontrar oposição de vários setores da sociedade. No plano da agricultura, a maior força que se constituiu foi a Via Campesina, como expressão direta da emergência organizativa dos camponeses de todo o mundo.

... Kit Diversidade

Estratégias para a Segurança Alimentar e Valorização das Sementes Locais (Guaraciaba, Santa Catarina, Brasil)

... Segurança alimentar, renda et políticas públicas no Brasil : Programa Bolsa Família em questão

Neste dosier, trouxemos para o debate artigos e entrevistas que têm a ver com acesso à renda, políticas públicas e cidadania da população brasileira, com destaque para a situação das pessoas mais vulneráveis que não conseguem sequer se alimentar e manter suas famílias com dignidade. Para mostrar esse cenário, estamos divulgando os principais resultados da pesquisa sobre os impactos do Programa Bolsa Família (PBF) no Brasil – realizada este ano pelo Ibase.

Ver todos os dossiês...

Últimas fichas

... Programa Bolsa Familia. Entrevista: Fátima Andréia Nascimento

A agente comunitária de saúde Fátima Andréia Monteiro do Nascimento, moradora de Jardim Gramacho, na Baixada Fluminense, é titular do Programa Bolsa Família há quatro anos. Separada, mãe de três filhos, Fátima Andréia costuma fazer palestras que vão além da questão da saúde: “A gente trabalha pra construir um país que não nos reconhece como filhos verdadeiros. Não nos dão as mesmas oportunidades, as escolas públicas não preparam nossas crianças para serem, de fato, cidadãs. Queria um país mais justo, que as pessoas pudessem sonhar e que, se fossem ousadas, trabalhadoras, tivessem como alcançar os seus sonhos”. Confira a entrevista concedida ao Ibase.

... Faces e demandas da pobreza no Brasil

No segundo semestre de 2006, o Programa Bolsa Família (PBF) atingiu a meta de transferência de renda para 11 milhões de famílias, contemplando algo estimado em 45 milhões de pessoas. Presente em todos os municípios brasileiros, o programa tem como marcas a regularidade e a pontualidade do depósito na conta de cada um(a) de seus(suas) titulares. Com dotação orçamentária, em 2008, de R$ 10,5 bilhões, teve ampliada a faixa etária de 15 para 17 anos relacionada ao benefício adicional repassado às famílias com filhos(as) que freqüentam a escola, o que estende o pagamento a outros 1,75 milhão de jovens. Em que pese ter sofrido uma acirrada crítica desde que surgiu, o fato é que a unificação de quatro programas de transferência de renda, em outubro de 2003 – que resultou no Bolsa Família –, e a sucessão de medidas de ajuste e aperfeiçoamento dessa política consolidaram aquele que hoje é considerado um dos mais importantes programas do gênero em todo o mundo.

... Alimentação e agricultura apoiadas pela Comunidade no Japão

Com a continuação da crise econômica, financeira, social e ambiental mundial, a pertinência das ações locais é maior que nunca. A importância da soberania alimentar para as comunidades tomou um novo sentido. Mas a Agricultura Sustentada pela Comunidade (ASC) não tem nada de novo. O conceito foi inicialmente concebido no Japão no início dos anos 1970, para tentar assegurar uma alimentação sadia e orgânica numa época em que a poluição pelo mercúrio provocou a doença Minemata, o leite materno envenenando as crianças e a poluição provocando graves estragos de uma maneira geral. Três iniciativas se reuniram, em grande parte sob a iniciativa de Yoshinori Kaneko, para dar à luz o sistema Teikei japonês.

    contacto ... mapa do site ... menções legais

À la une des sites ritimo rinoceros dph le fil d'info des sites ritimo...