español     français     english     português     
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

O que é um site-fonte?

A vontade de criar sites-fontes se situa na prolongação da filosofia de intercâmbio de experiência e do projeto dph : produzir saber útil à ação.

A terminologia é em constate mudança no domínio da internet ; podemos afirmar que não existe uma definição única do que seja um site-fonte. Por esta razão, nós podemos dar nossa definição.

Site-fonte é o atalho de «sites de recursos documentários». A utilização de fontes ou de recursos neste sentido vem do inglês : o termo «resource center» significa «centro de documentação».

A utilização da palavra «fonte» no contexto da documentação não nos parece um anglicismo. Ao contrário, nos parece pertinente de realizar um paralelo entre as fontes naturais (de um país), as fontes (recursos) humanos (de uma organização) e as fontes de documentos (de uma rede, de um projeto). Atrás da idéia de fonte (recursos) existe a idéia de uma fonte que deve ser explorada.

Podemos afirmar, que as fontes de documentos se situa entre os arquivos (reservados aos especialistas e que tem um interesse mais histórico) e o centro de documentação (que propõe dados bem organizados).

Um site-fonte responde a três critérios :

 Colocar a disposição uma importante quantidade de informação,
 A estruturação desta informação,
 Uma linha editorial, o que significa um esclarecimento do contéudo e uma organização do site que explicita o engajamento editorial.

Colocar a disposição uma importante quantidade de informação

Quando temos apenas dez documentos, uma lista hierárquica é suficiente e será pretencioso de chamar isto de site-fonte. A primeira característica de um site-fonte é quantitativa : ele deve oferecer uma importante quantidade de informação para os que se interessam pelos temas abordados por ele.

Um site também pode ter outras funções além de somente propor recursos documentários (serviço de informação). Um site-fonte designa em geral a seção recursos de um site que propõe outros tipos de informação (atualidade, fórum de discussão etc).

Uma grande quantidade de informação dá origem a uma exigência de organizar e facilitar o acesso. Esta é a segunda característica de um site-fonte : a informação deve ser estruturada.

A estruturação da informação

Um site-fonte deve trazer uma maior mais-valia em relação a uma pesquisa do que o motor de busca Google. Esta mais-valia vem da forma de organizar a informação, através de um trabalho anterior de pré-organização e de classificação do conhecimento. Para fazê-lo, a ferramenta do site-fonte é a indexação da informação através das palavras-chave ou conceitos-chave.

Estas ferramentas terão vários pápeis : amelhorar a pertinência da pesquisa no texto, oferecer ao utilizador uma visão global do campo temático que o site cobre, constituir uma porta de entrada em direção ao conteúdo do site e assim explicar a terminologia utilizada.

A linha editorial

A existência de uma linha editorial é sem dúvida o que distingue mais um site-fonte de um centro de documentação clássico. Um site-fonte não tem como objetivo a exaustão e assume seu ponto de vista particular. Esta linha editorial existe há dois níveis.

 nível dos conteúdos :

quando um site-fonte propõe em linha fichas de origens diversas, existe um trabalho de releitura e diagramação feito pelos administradores do site ; certos conteúdos podem também ser reescrito especificamente para o site-fonte.

 nível da estruturação da informação :

Como vimos no ponto precedente, os conceitos-chave escolhidos para indexar as fichas, as grande temáticas que são apresentadas no site não são imparciais.

A reivindicação da linha editorial reflete uma escolha. Um site-fonte não é um fim em si, seus administradores têm sempre um projeto maior. Como foi dito na introdução, o termo «recurso documentário» é pertinente, porque ele carrega a idéia de «documentso ao serviço de».

buscar

...
topo
    menções legais