español     français     english     português
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Uma base de dados no coração de dph

Participar da criação de uma inteligência coletiva

dph tem como base ferramentas e métodos (sofware livre de base de dados, um motor de busca, e a indexação) para contruir sites-fontes. Os métodos servem de experiência na coleta de troca de experiências e análise de saberes e de práticas que tenham caráter inovante, transformador e que proponha.

Uma informação estruturada para respostas pertinentes

A base de dados contém fichas vindas do campo da ação que coloquem em valor as lições de experiências. Mas ela contém também notas de leituras, de testemunhos e de análises de questões de interesse geral. Atualmente, a base contém 8000 fichas que estão indexadas a partir de uma lista de palavras-chave. O thésaurus será organizado na forma de um atlas relacional que proporciona a passagem de um conceito à um outro mostrando ao mesmo tempo a complexidade e as ligações entre diferentes questões.

Entrar uma palavra ou uma expressao no balão « busca » que é o motor de pesquisa (ou de busca) da nossa base de dados, permete o acesso as fichas. Este motor de busca procura somente nas palavras-chave que indexam cada ficha, em seguida ele procura nas palavras do título e do sub-título. Os resultados da pesquisa se apresentam segundo a ponderação feita pelo motor de pesquisa. O objetivo é apresentar as fichas mais pertinente em primeiro. A apresentação de uma ficha permete de navegar a partir das palavras-chave temáticas ou geográficas e de acessar às indicações relativas aos autores e ao anuário de organismo que redigiram fichas de experiências.

Dossiês para avançar na análise

A prioridade hoje é de analisar de maneira transversal (multi atores, multi temas, geograficamente e culturalmente diversificados) estas fichas elaborando dossiês. dph exerce também a função de portal apresentando e valorizando um conjunto de sites-fontes parceiros.

Autores que são atores da transformação social

A base de dados dph é composta de fichas realizadas por autores de perfis variados : militantes associativos que evocam suas lutas, estudantes que valorizam seus trabalhos universitários, engenheiros que oferecem um reflexão sobre o mundo da indústria ou a evolução técnica, pesquisadores, educadores, funcionários, jovens empreendedores, habitantes mobilizados por um problema de seu bairro… Eles são cerca de mil vindos de quarenta paises. Muitos fazem partes de organizações associativas, públicas ou privadas presentes no anuário.

Temas cruzados

Os temas são mútiplos, eles são organizados segundo a maneira de analisar ou o fundo de carta dividido em quatro pólos (Sistemas de valores, culturas e conhecimentos; Economia e sociedade; Governância e democracia ; Relação humanidade biosfera) que prefiguram na futura apresentação do atlas relacional de conceitos.

Esta lista de temas está relacionada somente com a consulta através dos dossiês, as fichas são acessíveis através do motor de pesquisa ou através das palavras-chave.

buscar

...
topo
    contacto ... mapa do site ... menções legais

À la une des sites ritimo rinoceros dph le fil d'info des sites ritimo...