español     français     english     português     
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

O projeto de cartografia conceitual ou atlas relacional

Administrar a complexidade é administrar as relações, descrever os sistemas de ligação.

Fazer a síntese de um encontro de trabalho é ligar entre eles as propostas que apresentam análogias. Circular no meio de uma grande quantidade de informação, é ter uma ferramenta de navegação entre os conceitos. Tudo isto são exemplos de domínios diferentes possíveis para a aplicação da cartografia conceitual, que tem como suporte um software livre financiado pela FPH, a ferramenta « Desmodo » desenvolvida pela sociedade Exemole.

O objetivo deste projeto é a organização da informação via uma abordagem cartográfica. Estruturar a informação em um conjunto coerente e ligado de noções chaves vindas de um thésaurus.

Um thésaurus não é somente uma simples lista de palavras-chave, mesmo que estas estejam selecionadas por ordem alfabética ou permuta (seleção sob cada palavra de um termo composto). Segundo a norma ISO 2788, o thésaurus é o «vocabulário de uma linguagem de indexação controlada, organizada formalmente de maneira a explicar as relação à priori entre as noções». Em geral, três tipos de relações são abordadas : a equivalência, a hierárquia e a associação.

Os participantes deste projeto desenvolveram uma metodologia de organização de conceitos de suas ligações pela cartografia. Assim, há vários anos, eles desenvolvem uma abordagem de pesquisa que combina uma procura da informação nas bases de dados, processos de apreendizagem e colocar em comum conceitos-chave e sua visualização.

Este projeto de cartografia conceitual é também chamado de «atlas relacional» o objetivo é destacar a importância da representação gráfica, visual das relações entre os termos e a evolução para um sistema que permita de passar facilmente de um termo à um outro dentro de uma visão global sendo capaz de se situar. Sua elaboração combinará as experiências da construção do thésaurus, as das cartografias, levará em conta a dimensão multicultural e linguística e as da diversidade em geral, ao serviço de uma visão.

Com o tempo, a idéia é propor aos internautas um acesso aos diferentes aspectos e problemáticas de uma questão em forma de cartas (cada clique permitirá a navegação entre as noções) segundo uma reflexão anterior para acompanhar os internautas na descoberta ou na investigação de seus conhecimentos sobre um tema.

Este projeto de atlas relacional foi desenvolvido para os sites dph, Irénées e o site da FPH e para todos os sites-fontes parceiros. Com o tempo, o objetivo é permitir a navegação estratégica dentro de cada site-fonte e também entre os diferentes sites-fontes.

O software «Desmodo»: www.desmodo.net.

Visite também o site da empresa Exemole: www.exemole.fr.

buscar

...
topo
    contacto ... mapa do site ... menções legais

À la une des sites ritimo rinoceros dph le fil d'info des sites ritimo...