español     français     english     português     
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Softwares livres utilizados por dph e por outros sites de fontes de informação

A escolha de softwares livres faz parte da filosofia de dph.

Um software de gerenciamento de base de dados: BaseDeFiches

O software BaseDeFiches é desenvolvido pela empresa Exemole (http://www.exemole.fr). Trata-se de uma ferramenta de armazenamento de informação podendo esta ser, em seguida, reconhecida sob diferentes formas: site Web, dossiê impresso ou eletrônico, cd-rom,...

Modo de funcionamento: as informações são inseridas nos arquivos aos quais são incorporadas uma ou várias palavras-chave, criadas em função da utilização do software, tais como: temas, geografia, nome do serviço, do projeto em questão,...

Para maiores informações: http://www.exemole.fr/fiche-site-7.html

dph utiliza este software para estocar e organizar seus 7500 arquivos (de experiências, análises, leituras, definições de noção, apresentação de associações,...) e de seus dossiês.

Um motor de busca: Scrutari

Este software é desenvolvido pela empresa Exemole (http://www.exemole.fr). Trata-se de um motor de busca que permite a procura dentro da base de arquivos, mas igualmente em outra base de dados, já que foi desenvolvido como uma ferramenta autônoma de BaseDeFiches.

Scrutari permite a busca de informação e, conforme os critérios de busca utilizados pelo software, destaca a indexação do conteúdo através de palavras-chave, apoiando os resultados da busca em função do lugar onde a informação foi achada.

Para baixar o software : http://adullact.net/projects/rchf

O « balão de busca » localizado no alto à direita do site dph utiliza este software para a busca na base de dados.

Ao teclar uma ou várias palavras, o software vai procurar primeiramente os termos nas palavras-chave, em seguida no título e finalmente no sub-título dos arquivos.

O software não faz busca nos textos, a fim de mostrar os resultados mais pertinentes possíveis.

É claro que se o termo ou expressão procurada está localizada somente no texto do arquivo, o arquivo em questão não estará presente na lista dos resultados.

Um sistema de publicação para a Internet : SPIP

« SPIP é um Sistema de Publicação para Internet. Trata-se de um conjunto de arquivos, instalados numa conta Web pessoal e que oferece um certo número de benefícios virtuais : administrar um site em grupo, colocar artigos em linha sem ter que utilizar a linguagem HTML, modificar facilmente a estrutura de um site... Com o mesmo software que serve para visitar um site (Netscape, Microsoft Explorer, Mozilla, Opera...), SPIP permite construir e manter um site em dia, graças a um modo simples de utilização. »

Para maiores informações: http://www.spip.net

dph utiliza SPIP para realizar uma parte de seu site Web.

um software de apresentação cartográfica de dados: Desmodo

Este « software cartográfico de conceitos dirigidos à uma análise transversal» é desenvolvido pela empresa Exemole (http://www.exemole.fr). Ele permite constituir um conjunto coerente e interligado de informações, experiências, análises,... sob forma de mapas entre as quais o internauta pode navegar. A utilização destes mapas tem como objetivo ressaltar as relações entre os conceitos.

Exemplos de utilização do software: relatório de reuniões, colóquios, congressos, grupos de estudo; representação sob forma cartográfica de thésaurus.

Ao explorar um domínio, um problema, o internauta descobre uma estrutura que é o resultado de escolhas realizadas segundo a “compreensão” de um tema e os eixos estratégicos.

Para baixar o software : www.desmodo.net

A utilização deste software de criação de atlas relacionados no âmbito do projeto dph é a estrutura e a interação de palavras-chave de nosso thésaurus.

A organização e a atualização de conceitos de dph está em curso. Em breve, na sua tela...

buscar

...
topo
    contacto ... mapa do site ... menções legais

À la une des sites ritimo rinoceros dph le fil d'info des sites ritimo...