español     français     english     português     
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Como participar?

A construção da cidadania hoje não pode ser feita sem metodologias partilhadas que permitem a transformação da diversidade das experiências em um conhecimento útil para todos, e, depois, em ações concretas.

A ficha dph

Uma ficha dph é um elemento constitutivo da base de dados internacional. Ela pode ser valorizada como uma das peças dum dossiê : ilustração para uma experiência em campo, estudo de caso, descrição duma luta,estimativa da situação, textos de reivindicações e de proposições.

Uma ficha dph é um artigo curto e normalizado (título, subtítulo, texto, comentário, fonte), indexada com palavras-chave. A ficha não pode ultrapassar 12 000 toques.

Uma ficha dph é um texto original, autónomo que contém informação comprometida.

A subjectividade do redator exprime-se na escolha da informação, que ele analisa e esclarece com seu comentário. dph reivindica e assume esta subjectividade como uma condição imprescindível à comunicação : a informação presentada é-o de um ponto de vista comprometido, e este comprometimento necessita rigor e honestidade intelectual.

Porquê escrever uma ficha?

Redigir fichas dph, é resgatar a memória para criar sentido, é querer trocar saberes, fazer circular informações úteis, processos inovantes, os benefícios de suas leituras ou de seu trabalho, duma sessão de formação, dum evento, das actividades duma organização, é transmitir os resultados (positivos ou negativos) de suas ações ou das de seu grupo.

Qual é o público alvo das fichas?

Quando se redige uma ficha dph, escreve-se para leitores que, no mundo inteiro, estão a confrontar-se aos mesmos problemas, a interessar-se aos memos assuntos, mas vivem em contextos geográficos, socio-económicos e linguísticos diferentes. Assim, uma série de fichas sobre questões micro-locais, por exemplo um inventário das práticas inovantes das pequenas e médias empresas duma região, pode ser de interesse limitado fora dessa mesma região. É preciso achar a boa escala : mais geral, e mais analítica, sem por enquanto se perder em generalidades.

O que é um dossiê dph?

Elaborar ideias, organizar uma reflexão dialéctica entre pesquisa e ação ao serviço do compromisso para uma mudança de sociedade, é o que está no coração do projeto dph. Isto implica que se esclareça analíticamente experiências, estudo de caso, na perspectiva histórica, trans-setorial e transcultural para propôr alternativas ao mundo atual. A constituição de dossiês sobre uma questão e o trabalho de análise transversal que isso implica darão a possibilidade de pôr en evidência os invariantes entre diversas situações geográficas e de participar da elaboração de propostas ao nível internacional e de suas aplicações ao nível local. É por isso que uma das prioridades de dph é de suscitar e de apoiar a constituição de dossiês.

Como elaborar ou participar a um dossiê dph?

Podem participar da elaboração de um dossiê já criado redigindo uma ou mais fichas ou propondo de realiza-lo. Podem também propôr uma temática para a criação dum dossiê. Em todos os casos, a FPH (Fundação Charles Léopold Mayer para o progresso do homem) pode dar um apoio financeiro.

Para quem enviar o(s) seu(s) arquivo(s)?

Você escreveu um ou vários arquivos respeitando as regras de redação descritas em Como escrever um arquivo? e você deseja divulgá-lo (s) no nosso site de acordo com nosso Regulamento editorial, envie-nos seus textos no formato texto (evite documentos em pdf) para o endereço dph@ritimo.org.

buscar

...
topo
    contacto ... mapa do site ... menções legais

À la une des sites ritimo rinoceros dph le fil d'info des sites ritimo...