español     français     english     português     
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Presentação

Para construir um mundo solidário e responsável

O site-fonte valorisa atualmente em 2009 uma base de dados de experiências de 7500 fichas, artigos curtos que relatam as experiências, análises, leituras e também cinquenta dossiês.

A idéia da base de dados de experiências dph nasceu em 1986, com a ambição de colocar em contato indivíduos e grupos que trabalham para a construção de um mundo solidário e responsável. Este site- fonte quer valorizar as análises e as experiências com uma pesquisa fácil e resultados úteis para a ação cidadã, pondo à disposição de cada um uma memória e uma reflexão vindas da experiência em campo.

Um equilíbrio entre ação e reflexão

dph provém de uma iniciativa da Fundação Charles Léopold Mayer para o progresso do homem (FPH) que sempre militou em favor de um equilíbrio entre ação e reflexão. Dessa filosofia decorrem duas prioridades : a importância dada à elaboração e à difusão das idéias, a importância dada aos métodos. A FPH promove há 20 anos o intercâmbio internacional de experiências, condição de « um conhecimento útil à ação ». É também nessa perspectiva que apoiou a criação e o enriquecimento da base de experiências dph em parceria com Ritimo.

Apoiar-se em instrumentos e métodos

A permutação dos saberes está no coração da cidadania. A experiência de uns e de outros é formativa. A partir daí, organizar a repartição dessa experiência é um objetivo fundamental. A escolha pela abertura das temáticas, dos meios, das abordagens culturais deveria favorizar a construção de análises comuns e transversais que são postas em relevo nos dossiês dph em linha ou nas publicações.
A construção de dph apoia-se em uma metodologia de inteligência coletiva, entendida como a compreensão da complexidade e das relações entre as questões econômicas, sociais, culturais, políticas e ambientais. Apoia-se em instrumentos e métodos para recolher, analisar, estruturar e hierarquizar as informações, os saberes e as práticas que possuem um caráter inovante e transformador.

Para a organização de espaços democráticos cidadãos

Hoje, com a internet, com a surabundância de informações, a questão da estruturação inteligente da informação permanece a questão central. Consequentemente, o projeto político consiste em ajudar uma comunidade mundial a formar-se, a estruturar a sua informação, a compartilhar suas experiências, a construir saberes comuns, a desenvolver alianças cidadãs, a elaborar proposições alternativas e a organizar o palco democrático cidadão.

dph quer ser a parte comum de um conjunto de sites-fontes ligados por uma Carta em processo de elaboração.

Para compreender o funcionamaneto da base de experiências dph, consulte Instrumentos e métodos.

buscar

...
topo
    contacto ... mapa do site ... menções legais

À la une des sites ritimo rinoceros dph le fil d'info des sites ritimo...