español     français     english     português     
coredem

coredem

dph é membro da coredem
www.coredem.info

diálogos, propuestas, historias para una Ciudadanía Mundial

Troca de experiências, um método

dph propõe um método de coleta, difusão e análise de informação útil à ação civil. Pois, para agir na perspectiva de uma cidadania mundial ou simplesmente para poder se inspirar da iniciativa dos outros apesar de diferenças contextuais, é fundamental partir do terreno da ação concreta para poder, em seguida, estabelecer comparações de maneira positiva e exprimir interrogações comuns: os problemas fundamentais são quase sempre os mesmos, o que não significa que as soluções sejam sempre as mesmas em todos os lugares.

O método dph comporta diversas etapas

1) Escrever : descrever e formular sua própria análise

Trata-se da operação intelectual que consiste em redigir o texto do arquivo dph. A dificuldade de redigir um texto curto obriga a definir e estruturar o pensamento de maneira sucinta. A necessidade de utilizar palavras simples e concretas evitando o abuso de palavras abstratas permite evitar uma generalização, uma teorização que, à priori, foge da realidade.

2) Escolher palavras-chave para caracterizar o texto

O esforço de estruturação progressiva segue com a codagem através de "descritivos" que representem a indexação. Ele obriga a identificar os principais temas abordados a fim de traduzi-los em palavras-chave. Daí a importância da estrutura do thésaurus : a escolha das palavras, sua definição e ainda as relações hierárquicas ou de "vizinhança" que elas apresentem serão elementos decisivos de nossa representação da realidade.

3) A busca de arquivos na base de dados

Uma outra operação consiste a procurar arquivos conectados a uma temática comum para conhecer e constituir um dossiê com as experiências e análises já disponíveis na base de dados.

4) A análise transversal de um conjunto de arquivos

A análise transversal consiste em descobrir progressivamente as analogias e/ou complementos entre as diferentes experiências e reflexões presentes num conjunto de arquivos para extrair daí os elementos comuns.

5) Produzir textos coletivos baseados na realidade

As preocupações comuns identificadas pela análise transversal podem, por exemplo, serem expressas sob forma de dossiê, plataforma ou declaração, análise profunda, propostas de ação ou carta de princípios.

Levar este processo a termo significa produzir para o uso coletivo textos cujos elementos essenciais fazem parte da realidade descrita, a fim de extrair idéias e não, como sempre acontece, aplicar à realidade conceitos pré-estabelecidos. Se a leitura destes textos pode contribuir a reafirmar ou melhorar a ação de uma maneira ou de outra, então a metodologia dph encontra seu sentido.

buscar

...
topo
    contacto ... mapa do site ... menções legais

À la une des sites ritimo rinoceros dph le fil d'info des sites ritimo...